top of page

A Acupuntura e o Ocidente

Atualizado: 6 de jul. de 2022

A Acupuntura está inserida no conjunto de técnicas relativas à Medicina Chinesa, que busca compreender e tratar as doenças a partir de uma visão integradora entre o corpo e a mente. A primeira informação sobre a técnica veio através de uma coleção de manuscritos chineses do século XVIII a.C. – O Nei Jing, conhecido como o Tratado do Imperador Amarelo, uma figura mitológica que conversa com os seus médicos, revelando os dogmas da medicina chinesa.

Compreende na sua forma mais comum a inserção de agulhas em pontos cutâneos específicos, situados em seis pares de canais de energia que percorrem todo o corpo.

Foi o primeiro método de analgesia eficaz no tratamento da dor da história da Medicina, esse método foi utilizado há mais de 3.000 anos na Medicina Chinesa para o tratamento de várias doenças, surgiu a partir da observação de que os ferimentos à flecha nos guerreiros cicatrizavam mais rápido do que os de espada ou porretes.

No período inicial nossos antepassados curavam as enfermidades com agulhas de pedra, na idade neolítica, além das agulhas de pedra, usavam-se também agulhas de osso e de bambu, depois começaram a usar agulhas feitas de barro e com o desenvolvimento social e com o surgimento das metalúrgicas apareceram agulhas de diferentes metais, por exemplo, prata, ouro, ferro e as de hoje de aço inoxidável.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o uso da Acupuntura no tratamento de vários tipos de patologias, como enxaquecas, problemas gastrointestinais, alergias, infertilidade entre outros. Além disso, vários estudos têm demonstrado que ela apresenta uma influência profunda sobre os problemas emocionais e mentais. Dentre as Práticas Integrativas Complementares disponibilizadas pelo SUS, a Acupuntura é a prática mais difundida e recomendada pelos médicos.


Esta técnica ficou altamente conhecida no Ocidente devido a sua eficiência no tratamento de vários tipos de dores musculoesqueléticas também na prevenção, tratamento e cura de patologias através da inserção de agulhas em determinadas regiões do corpo chamadas de pontos de Acupuntura distribuídos ao longo de doze meridianos que percorrem o corpo formando pares simétricos nas faces dorsais e ventrais do corpo, os quais, devidamente estimulados, normalmente, por agulhas, são capazes de promover uma série de benefícios à saúde do indivíduo.

Ela estimula as fibras sensitivas fazendo com que ocorra a transmissão elétrica

através dos neurônios produzindo alterações no sistema nervoso central que libera

substâncias responsáveis por promover o bem estar, o relaxamento, a prevenção e o

tratamento de várias doenças, sejam elas psicológicas, físicas ou energéticas.


A inserção da agulha de Acupuntura tem como finalidade promover a mobilização, a circulação e o fortalecimento das energias humanas, e também a expulsão de energias perversas que prejudicam o individuo, restaurando o equilíbrio do corpo e mente promovendo a saúde.








1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page