top of page

A Medicina Chinesa e a Primavera

Chegou a primavera, estação das flores e das cores, que trazem a força da energia criativa, de crescimento, de expansão, de movimento e de recomeço, após o período de repouso do inverno.


Todos os seres vivos, como parte da natureza, apresentam as mesmas manifestações e necessidades das estações do ano.


Ciclo onde a Energia começa a ter mais características #Yang, relacionada ao Elemento Madeira que representa o crescimento, juventude e desenvolvimento da natureza.

No corpo, representado pelo Fígado e a Vesícula Biliar, que tem as funções de manter o livre fluxo do Qi, regular as emoções, a digestão, armazenar e regular o sangue, nutrir músculos e tendões.


A influência da primavera no corpo


Na Primavera, o Fígado e a Vesícula Biliar ficam mais vulneráveis à desequilíbrios. Quando a energia do fígado está em excesso, consequentemente, o elemento madeira em excesso pode gerar fogo (calor), afetando o nosso sono (agitação, insônia), nosso estado de humor, irritabilidade, impaciência, estresse fácil, agitação, raiva, frustração, enxaquecas, emoções descontroladas, falta de clareza mental e embotamento da criatividade. Além disso, pode causar aumento da pressão arterial, paralisia facial, devido ao vento da primavera, zumbido nos ouvidos, coceiras em geral: pele, nariz, ouvido, garganta e olhos.

Quando o calor do fígado está em excesso, afeta o elemento Metal (relacionado às questões respiratórias) deixando o organismo mais suscetível à : alergias, sinusite, asma, bronquite.


A primavera e o Vento


O vento da primavera afeta áreas do nosso organismo relacionado com movimento, assim como o vento na natureza que se move constantemente. As pessoas são sensíveis ao vento, tendo aversão ou desejo intenso dele. Apresentam tendência a apresentar problemas de tendões, ligamentos, que comprometem de alguma forma os movimentos. Nesta estação, recomenda-se respeitar os limites corporais referentes aos movimentos repetitivos, por exemplo, joelhos, cotovelos, pulso, ombros.


A primavera e os Alimentos


O sabor da primavera é o ácido. O consumo equilibrado deste sabor equilibra o Fígado. Nesta estação consuma brotos, salsa, coentro, cebolinha, manjericão e orégano, alho-poró, legumes em geral, cebola, alho, aipo, brócolis, pães com farinha integral, chá de dente de leão ou boldo do chile, saladas temperadas com limão fresco e sopa de missô são muito bons para essa época.

Deve-se evitar, não só nesta estação, o excesso de proteínas animais, frituras e gorduras, que aumentam ainda mais o yang da primavera, causando desequilíbrios.









3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page