O inverno corresponde ao elemento água e está relacionado com os rins e a bexiga, ambos sensíveis ao frio. Os rins são o armazém da nossa energia e do fogo energético que serve de combustível para a vida e influencia a nossa longevidade.
O Inverno começa em 21 de junho e termina em 22 de setembro, estação mais fria do ano, além de que os períodos de sol mais curtos e as noites mais longa.
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_997a7dd1d5c94f94a18cce16580dcb3a~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_997a7dd1d5c94f94a18cce16580dcb3a~mv2.jpg)
Na visão da Medicina Oriental, o frio influencia os rins, a bexiga, os ossos e a força de vontade. Assim, é comum que as pessoas possuam problemas relacionados à esses órgãos e estruturas do corpo bem como estados depressivos sem grandes vontade de realizações de vida.
Dois são os principais motivos: 1. Ingerimos menos água: no frio sentimos menos sede, ingerimos menos água e por isso diminuímos a função dos Rins e da Bexiga. Como é o Rim que comanda os ossos, é nessa época do ano que os problemas articulares como a artrite, a artrose, a osteoporose entre outros, apresentam mais sintomas, com dor e edema. Faltando energia aos Rins, o comportamento também será afetado. É no inverno que tendemos à introspecção e que nossa vontade de realizar objetivos diminui. Sentimos normalmente mais reservados e mais cansados, porém, o extremo desse comportamento pode levar à depressão.
* É importante saber que quando o Rim se torna desequilibrado, ele irá drenar a energia do Pulmão para tentar o reequilíbrio. Com o Pulmão se tornando fraco, aparecem as doenças respiratórias tão comuns no inverno, como as gripes, resfriados, sinusites, bronquites, etc.
2. O frio diminui o metabolismo: o frio do inverno gera vasoconstrição e dificulta a circulação de energia e do sangue. O metabolismo se torna mais lento. A consequência é uma diminuição da oxigenação e nutrição dos tecidos, deixando a imunidade mais fraca. Os músculos e articulações também ficam menos nutridos, podendo gerar dores por todo o corpo.
Recomendações :
Ingerir água: o inverno costuma ser seco, o que pode levar à desidratação.
Dieta : consumir alimentos refogados, cozidos, grelhados ou assados, evite os crus e frios.
O ideal é ingerir alimentos e chás de essência quente que ajudam a minimizar os efeitos do frio do inverno: canela, gengibre, anis, anis estrelado, café, cereja, cravo, alho, pimenta, nozes, castanhas, alimentos cozidos entre outros. Sopas e caldos são muito bem vindos.
Atividades físicas : fazer atividades moderadas, como uma caminhada ritmada por pelo menos meia hora por dia ajuda no aquecimento do corpo.
Manter o corpo aquecido : é importante especialmente, nas extremidades (mãos e pés), cabeça, região do pescoço e área dos rins. Não exponha ao vento e frio região abdominal, lombar e pescoço a fim de evitar gripes e resfriados.
Aproveite o inverno, mas bem aquecido! :)
#inverno #medicinaoriental #yinyang #terapia #acupunturista #doresnascostas #tratamentoacupuntura #ivanizoia #dietainverno #zonasulsp #metro
Comments