Para conhecimento a formação de um profissional de #acupuntura é através dos estudos da Medicina Oriental Chinesa, o qual pode livremente exercer sua atividade em um espaço apropriado para tal.
Qualquer pessoa pode receber o tratamento, por não ser envasivo.
Cada dia mais os tratamentos de acupuntura são validados por médicos, hoje muito comum orientarem seus pacientes que complementem o tratamento com sessões de acupuntura.
Que fique claro que os cursos de acupuntura são livres, não pertencendo a nenhuma classe médica, a medicina chinesa existe há mais de 5 mil anos e a medicina ocidental teve inicio no começo do século XX.
Quais as regras dos planos de saúde?
Apesar do acupunturista ser formado pelos conhecimentos da Medicina Milenar Chinesa, não fazendo parte da nossa medicina ocidental, no Brasil há regras para que o profissional se filie aos planos de saúde.
Este profissional de acupuntura precisa ter também a formação em alguma especialidade da Saúde (fisioterapia, psicólogo, medicina, farmácia, etc), e ser filiado ao Conselho que rege a categoria (CRF, CRP, CRM, etc).
Para pedidos de reembolso junto aos planos de saúde, o profissional precisa emitir um recibo ou emita uma nota fiscal de serviço, descrever os atendimentos realizados e seu número de registo no Conselho que rege sua categoria de formação na área da Saúde.
Porém, importante que o paciente verifique junto ao seu plano de saúde, se existe a possibilidade do reembolso, parcial ou integral e quais são os documentos necessários para que eles consigam efetuar este pedido.
De acordo com o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), o plano de saúde cobre acupuntura.
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_9dc5e093a08e4965bfe87dcd0e072054~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_9dc5e093a08e4965bfe87dcd0e072054~mv2.png)
Comments