top of page

Acupuntura é eficaz para dor

Atualizado: 22 de nov. de 2021

Mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de dor crônica. As três fontes mais comuns de dor crônica são a dor lombar ( 29%), dor no pescoço (16%) e forte dor de cabeça ou enxaqueca (15%).


A dor aguda avisa que você foi ferido. Começa repentinamente e, quando a lesão cicatriza, a dor cessa. Na lesão aguda, a dor é devida à pressão da inflamação nos tecidos e nervos no local da lesão. Essa inflamação leva ao inchaço que é observável e faz parte da resposta de cura do corpo.


A dor crônica continua após a cicatrização do ferimento, durando semanas, meses e até anos. Na lesão crônica, os sinais nervosos que estavam ativos durante uma lesão aguda continuam a enviar mensagens de que o corpo está com dor. Embora a dor crônica não seja totalmente compreendida, é potencialmente devido a nervos que foram danificados. Uma nova pesquisa também sugere que a dor crônica pode vir de um mau funcionamento na forma como o cérebro "mapeia" as informações sensoriais.


Quase dois terços das pessoas com dor crônica relatam problemas para dormir. A falta de sono reparador costuma piorar a dor, resultando em um ciclo frustrante de dor e insônia.


A enxaqueca é a terceira doença mais prevalente no planeta e um estudo de 2015 mostrou que a dor de cabeça foi a causa mais comumente atribuída à perda de tempo produtivo no trabalho nos EUA.




ACUPUNTURA E A DOR


A acupuntura é amplamente conhecida por sua eficácia no tratamento da dor. Seu papel único na redução do sofrimento em pacientes com dor é um dos principais motivos pelos quais ele se tornou tão popular em todo o mundo. A pesquisa é abundante sobre os efeitos da acupuntura em condições dolorosas específicas. Para a dor aguda, uma revisão sistemática de 13 estudos descobriu que a acupuntura foi mais eficaz do que agulhamento simulado e injeção de analgésicos.


93% de 89.000 pacientes relataram tratamento bem-sucedido para dor musculoesquelética com acupuntura (American Specialty Health 2016).

Para a dor crônica, no maior estudo desse tipo até o momento, 454.920 pacientes foram tratados com acupuntura para dor de cabeça, dor lombar e / ou osteoartrite em um ensaio pragmático aberto. A eficácia foi avaliada como marcada ou moderada em 76% dos casos pelos 8.727 médicos que o trataram.

Em uma pesquisa retroativa de 2 anos com mais de 89.000 pacientes publicada em 2016, 93% dos pacientes disseram teve sucesso no tratamento de suas dores musculoesqueléticas.


Uma meta-análise de 17.922 pacientes de estudos randomizados concluiu: “A acupuntura é eficaz para o tratamento da dor crônica e, portanto, uma opção de encaminhamento razoável. Diferenças significativas entre a acupuntura verdadeira e simulada indicam que a acupuntura é mais do que um placebo.


Um estudo de acompanhamento com esses dados olhando para o alívio da dor em longo prazo, descobriu que os benefícios da acupuntura persistiram 12 meses após o término do tratamento.


Outro estudo publicado na revista Current Opinion in Anesthesiology, no artigo intitulado 'Acupuntura para dor crônica: uma atualização e uma visão geral crítica', concluiu que “evidências crescentes apoiam a eficácia da acupuntura no tratamento de dores crônicas na região lombar, pescoço, ombro e joelho , bem como dores de cabeça.


No contexto de opções farmacêuticas ineficazes e frequentemente perigosas para a dor, a acupuntura representa uma alternativa segura e eficaz com um longo histórico de uso bem-sucedido.



Referência :







16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page