top of page

Auriculoterapia - Acupuntura na orelha

Atualizado: 6 de jul. de 2021

A auriculoterapia é um ramo da acupuntura que trata de doenças físicas e emocionais por meio de estímulos nas orelhas, que possuem pontos de reflexos correspondentes aos órgãos e funções do corpo humano.


Os pontos podem ser estimulados através de agulhas, sementes, cristais, magnetos, laser, a fim de restabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo.

Estimulando os pontos na orelha, uma mensagem é enviada via sistema nervoso até o cérebro que irá desencadear diferentes efeitos no corpo. As reações do organismo podem originar por exemplo ações analgésicas, anti-inflamatórias, calmantes ou estimulantes.

Na prática clínica, tem se verificado que ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações sentidas pelo paciente, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo.



Observando a orelha ela é representada como se fosse um feto de cabeça para baixo.










Podemos utilizar também como diagnostico de doenças, qualquer alteração de cor, textura ou sensibilidade na orelha demonstra que aquela parte do corpo ali representada física e energeticamente apresenta algum desequilíbrio.

Esta terapia tem tido muito sucesso no controle da ansiedade em indivíduos com estresse, no combate contra ao tabagismo, alcoolismo, dor na coluna, muscular e nas articulações, reumatismo, torcicolo, problemas de rins, gastrite, diabetes, insônia, obesidade e depressão, síndrome do pânico entre outros. Não sabemos ao certo qual a origem desta pratica. Se vem da China, Egito ou da Pérsia. Por outro lado, sabemos que os egípcios acalmavam algumas dores pela estimulação de alguns pontos do pavilhão auricular. Hipócrates relata curas de impotência por pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que falam de tratamentos semelhantes para os cuidados de algumas doenças.

Esta técnica foi resgatada pelo médico francês Paul Nogier por volta de 1950. Naquela época os médicos da região começaram a receber em suas consultas doentes portadores de uma curiosa cauterização no pavilhão auricular a fim de sentirem alivio nas dores ciáticas. Nogier se interessou pelo assunto e durante muitos anos de estudo fez um mapeamento da técnica que são conhecidos e aplicados até hoje. (Noções Praticas de Auriculoterapia ,P.M.F. Nogier, 1998)






98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page