top of page

Causas das doenças segundo a Medicina Chinesa - Emoções

Continuando o assunto do ultimo post, a Medicina Chinesa considera também as causas internas como fatores que desencadeiam desequilíbrios energéticos no corpo e consequentemente as doenças.


Dentro dos estudos temos os Cinco Elementos e cada um é associado a uma emoção:

Medo e os Rins


Elemento Água, relacionado à energia de Rins, associado pelo sentimento de sobrevivência, o medo no sentido de se auto preservar.


Quando em equilíbrio conduz a um comportamento de coragem e segurança com a vida.


O contrário também, a pessoa quando está em alguma situação que por vezes sente medo, inicia um processo de desequilíbrio do Qi (energia) deste elemento. Ex: Medo diário de perder o emprego. O excesso de atividade sexual, o excesso de trabalho, o avanço da idade tendem a lesionar este Qi.


Os desequilíbrios levam à : dor lombar, incontinência urinaria e fecal, criança que faz xixi na cama (medo), pânico, ansiedade entre outros.


Raiva e o Fígado


Elemento Madeira, relacionado à energia do Fígado, o qual em o papel de harmonizar as emoções.

Quando em equilíbrio, manter o livre fluxo de energia no corpo, a pessoa se sente tranquila, relaxada, feliz e firme para tomar decisões.

Os sentimentos de frustação, raiva, desequilibram a energia de Madeira. A vida estressante, o excesso de bebidas alcoólicas, provoca explosões de raiva e dores, principalmente na cabeça.

Os desequilíbrios levam à : sentimentos de raiva, vontade de brigar, enxaqueca, irritação extrema, insônia, bolo na garganta, dores no corpo, etc.

Alegria e o Coração


Elemento Fogo, relacionado à energia do Coração, que está associado com a excitação, a boa conversa, os prazeres da vida, a alegria de viver.


Quando em equilíbrio a pessoa dorme bem, fica amável, sempre alegre e confiante, tem paixão pela vida.


Hiperexcitação e choques emocionais debilitam esta energia. Bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, perdas de Sangue também afetam este elemento.


Os desequilíbrios levam à : insônia, ansiedade, apatia, falta de vitalidade e sem alegria de viver, palpitações, transpiração espontânea, alteração da consciência e da compreensão, alterações da fala, ansiedade, má circulação sanguínea.

Preocupação e o Baço


Elemento Terra, relacionado à energia do Baco Pâncreas. Responsáveis (junto com o Estomago) pelo processo digestivo e absorção dos nutrientes afim de formar energia para o corpo.


Quando em equilíbrio a pessoa tem energia física, se concentra, tem boa memória, criatividade, pensamentos concretos.

Pensamentos repetitivos e preocupação excessiva deturpam o Qi de Terra. Excesso de trabalho, alimentação desregrada, ambientes úmidos e frios, excesso de alimentos frios e crus também são grandes vilões.


Os desequilíbrios levam à: obesidade, diarreias crônicas, dores no estomago, dor de cabeça com peso, lassitude, cansaço geral, falta de memória, etc.


Tristeza e o Pulmão


O elemento Metal, relacionado à energia de Pulmão, que é responsável pela captação da energia através da respiração, pela energia de defesa do nosso corpo entre outras funções.


Quando em equilíbrio gera sentimento de liberdade, força espiritual, disposição, reflexão.

Sentimentos de tristeza e luto baixam a energia do Pulmão. Uso de cigarro, ambientes secos podem desarmonizar este elemento.


Os desequilíbrios levam à : melancolia, depressão, problemas de pele, dificuldades respiratórias, resfriados, rinites, constipação, secura boca, nariz e garganta.









21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page