top of page

Compressas quente e fria. Saiba como usar.

ivanizoia

As compressas podem ser quentes ou frias e têm diversas aplicações.

As compressas frias são especialmente indicadas para dores de cabeça de origem nevrálgica e dores reumáticas.


As compressas quentes são especialmente indicadas para combater processos inflamatórios, principalmente nas articulações (artrite, gota etc) e doenças dos rins. Neste caso, são feitas com pó de carvão vegetal.


COMO APLICAR:


FRIAS: Para aplicar uma compressa fria, pegue uma gaze limpa, faça quatro ou seis dobras, molhe-a em água fria (ou chá medicinal frio, com um pouco de sal) e faça a aplicação diretamente na região enferma. A aplicação geralmente dura 30 minutos.

Cubra a gaze com um pano seco, preferencialmente de lã. Se usar sal na compressa, a cada 10 minutos substitua a gaze, pois ela é aquecida pelo contato com o corpo. Repita por três vezes.



QUENTES: Pegue uma gaze limpa, faça quatro ou seis dobras, molhe em água (ou chá medicinal) tão quente quanto possa ser suportado pela pele, aplique na região enferma. Tem duração de 30 minutos; sempre que a gaze perder o calor, deve ser novamente embebida. Cubra a gaze com um pano seco. Ao final do procedimento, molhe um pano em água fria e passe sobre a região da compressa, para fechar os poros.



As compressas frias e quentes podem ser aplicadas também mediante a utilização de faixas e xales, especialmente quando se destinam às regiões baixo ventre, peito ou costas. Os procedimentos são idênticos aos mencionados anteriormente.



Fonte : Spethmann, C - Livro de Medicina Alternativa de A a Z - Uberlância - MG








6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


© 2021 todos os direitos reservados

#acupuntura #tratamentocomacupuntura #moxabustao #ventosa #auriculo #auriculoterapia

bottom of page