top of page

Depressão : o tratamento dos sintomas com as terapias da Medicina Chinesa - Acupuntura

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Acupuntura, Florais de Bach, Fitoterápicos, Auriculoterapia, estes são uns dos recursos que a Medicina Chinesa oferece nos tratamentos das pessoas que sofrem desta síndrome do século XXI.


O que é a depressão?


É uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite. Atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. (Fonte : Dr Drauzio Varella)


Segundo os orientais, o Coração é a residência da mente, conhecida por “Shen”, e a Depressão é um desequilíbrio do Shen, mas a depressão pode se manifestar em todos os outros elementos, como o Medo (relacionado ao Rim), tristeza (Pulmão), preocupação (Baço Pâncreas) e frustação (relacionado a energia do Figado).

A MTC parte do principio que todos os sentimentos, bons ou ruins, passam e são sentidos primeiramente no Coração e então, no caso da tristeza irá afetar o Pulmão, o medo o Rim, e por ai vai.

Sendo assim a acupuntura visa aliviar os sintomas associados a esta doença, a dor, melhorar o sono, o apetite, a ansiedade, o medo e, consequentemente despertar o impeto para ação, resgatar a força de vontade, ascender a alegria de viver.


Terapias da Medicina Chinesa

Além dos pontos de Acupuntura Sistêmica, as terapias complementares como auriculoterapia, Floral de Bach, Reiki, ajudam muito no tratamento também e são de suma importância. A indicação de alimentos que façam com que o Coração ter uma boa energia, conforme a Tabela Terapêutica Chinesa, contribui para o tratamento, neste caso os alimentos mornos e neutros como : mamão, beterraba, alecrim, castanhas, gema de ovo dentre outros.

A Acupuntura tem apresentado excelentes resultados quando associados à :

Psicoterapia – que permite que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete, para que possa encontrar recursos para lidar com suas dificuldades emocionais e problemas psicológicos.

Meditação - que proporciona autoconhecimento, controle dos sentimentos, ajuda a melhorar a confiança e auto-estima, melhora a qualidade do sono.

Atividade física – pois a prática regular de exercício ajuda a liberar hormônio como serotonina e endorfina, essenciais no tratamento da depressão, além de melhorar o bem-estar. Os exercícios em grupo, tem grandes benefícios, além da pratica do esporte, melhora a convivência social.

Procure ajuda de um profissional. Você com certeza irá se sentir melhor e mais disposto para viver a vida.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page