Conforme a dietoterapia chinesa, dentro dos estudos dos cinco elementos, quando ingerimos alimentos da estação estimulamos o relacionamento harmônico do ser humano com a natureza, favorecendo o desempenho do Qi (energia) dentro do corpo, assim preservando a saúde.
A natureza é muito sábia e nos proporciona frutas, folhas, grãos da época de acordo com o que necessitamos. A fim de adaptar melhor o organismo nestas estações, as recomendações alimentares segundo as estações do ano são:
Na primavera aumentar alimentos crus e de sabor doce e diminuir o sabor acido. No verão aumentar os alimentos refrescantes e picantes e diminuir o sabor salgado. No outono aumentar os alimentos de sabor úmido e de sabor ácido e diminuir o sabor amargo e no Inverno aumentar mornos e de sabor amargo e diminuir o sabor doce.
É importante observar as condições climáticas diárias e se alimentar de acordo com a necessidade, devemos ter cuidado com sua aplicação, como exemplo um indivíduo que sofre de hipertensão arterial não deve ser estimulado a ingerir alimentos picantes com frequência, pois este sabor estimulará a circulação sanguínea em qualquer ocasião. Pessoas hiperativas ou que morem em lugares muito quentes também devem evitar/moderar este consumo, pois aumentará ainda mais a circulação do sangue e temperatura corporal, já aqueles que tiverem o corpo internamente frio e úmido poderão sentir-se com mais vigor e comer tranquilamente uma comida baiana.
Por isso, cada caso é estudado de modo único, e as aplicações podem variar eventualmente, importante a indicação por um profissional da Medicina Chinesa.
Nos próximos posts citarei os alimentos das estações verão, outono, inverno e primavera.
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_5852318a66d748f89f4e2895f301a06e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_5852318a66d748f89f4e2895f301a06e~mv2.jpg)
Bibliografia :
Arantes, Andrea Maciel; Dietoterapia chinesa: nutrição para corpo, mente e espírito - 1. ed. - Rio de Janeiro : Roca, 2015
コメント