Bem antes do surgimento da escrita, o homem já utilizava ervas para fins alimentares e medicinais. Buscando as espécies vegetais mais apropriadas para sua alimentação ou para cura de seus males, nossos ancestrais foram descobrindo as que serviam para alimentação e para curas dos males físicos, em diversos tipos de aplicação nos deixaram estes conhecimentos tão ricos que utilizamos hoje.
Há diversas formas de utilização da plantas para fins terapeuticos :
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_8fe94d914a5c4bc38f056b154bf1b555~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_8fe94d914a5c4bc38f056b154bf1b555~mv2.jpg)
CHÁS POR INFUSÃO: Utilizam as folhas e flores. Neste caso verte-se a água previamente aquecida sobre a erva, deixar em repouso por 10 min em recipiente com tampa, coar.
CHÁS POR DECOCÇÃO: Utilizam as cascas e raízes, por serem partes mais duras são colocadas juntamente com a água em fogo brando por mais ou menos 10 min.
CATAPLASMA: Usado em feridas, contusões, dores e inchaços.
Ervas Frescas: esmagadas com um pouco d'água em forma de papinha, colocadas sobre um pano, faixa ou gaze com porosidade.
Ervas Secas: Fazer um chá para umedecer o tecido e colocar no local afetado.
TINTURA: Maceração a frio em álcool de cereal 70⁰. As partes vegetais são colocadas em frasco âmbar, cobertas totalmente com álcool, o frasco é hermeticamente fechado e ao abrigo da luz. Pode ser utilizado via oral ou uso externo: cataplasma, compressas.
MACERAÇÃO: Coloca-se uma ou mais ervas imersas em água fria, em frasco hermeticamente fechado e ao abrigo da luz, por dias a fim de se extrair as propriedades terapêuticas.
GARRAFADA: Maceração de várias plantas medicinais em licor, água, pinga ou qualquer outro liquido.
VINHO MEDICINAL: Maceração de uma ou várias plantas medicinais feitas com vinho.
SALADAS E SUCOS: Ervas em natura degustadas como salada e sucos.
PÓ: Realiza-se a raspagem de cascas ou raízes, folhas secas podem ser batidas no pilão e sementes , cascas ou raízes podem ser trituradas. Utilizadas em cápsulas, ou para consumo de crianças ou para aqueles que não aceitam outras formas de administração. Pode-se misturar com alimentos.
UNGUENTO: Mistura-se o pó, suco ou tintura da planta em substância gordurosa (vaselina, lanolina, azeite, óleos vegetais ou cera de abelha).
MUITO IMPORTANTE : A indicação terapêutica, de uso, quantidade a ser tomado deve ser feita por um profissional qualificado. Há contra indicações e muitos casos e as ervas podem ser tóxicas.
Fonte: Plantas Terapêuticas. Autor Sergio Franceschini Filho-2004- Editora Andrei
Comentários