top of page

Estresse e a Medicina Chinesa - Acupuntura trata

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Ouvimos muito falar em estresse, mas o que realmente é? Quais são os sintomas? Saiba mais sobre e o que a Acupuntura e a Medicina Chinesa podem ajudar a minimizar os efeitos de quem vive nas grandes cidades e no dia a dia agitado.

Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, preparando o corpo para a ação física. O batimento cardíaco aumenta para bombear mais sangue para os músculos que precisam de mais energia, há um aumento da respiração e da pressão arterial


Qual a origem do estresse?

No dia a dia, devido às pressões no trabalho, trânsito, às cobranças próprias do ser (perfeccionismo, pressa), relação diária com o chefe, mudança de casa, demissão, divorcio, nascimento de um filho, perda de ente querido entre outras coisas, o corpo continua preparando-nos para lutar ou fugir quando nos sentimos ameaçados, porém a luta só fica interna.

Se a pessoa não conseguir criar essas estratégias diante destas situações, seu organismo dará sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia. A continuidade dessa situação afeta a pessoa, exaurindo suas forças e ela cai num estado de exaustão.


Caso não consiga reverter o processo poderá desencadear :

🔹 hipertensão

🔹 dores musculares

🔹 alterações no sono (dormir demais ou pouco)

🔹 problemas de atenção, concentração e memória

🔹cansaço demasiado

🔹 gastrite/ulcera

🔹 dores de cabeça

🔹 angina que pode levar ao infarto

🔹 alergias de pele

🔹 queda de cabelo

🔹 ansiedade, depressão


A Medicina Tradicional Chinesa é um instrumento eficaz no tratamento do estresse por visar à reorganização homeostática do organismo, por intermédios dos pontos de acupuntura e canais de energia, seja com a utilização de agulhas, magnetos, moxa, cristais, com as terapias complementares : Floral, Fitoterapia, Cromoterapia, Reiki, etc intencionando o equilíbrio da energia da mente e do corpo melhorando as dores musculares, estomacais, cefaleias, memória, insônia e consequentemente o emocional : angustia, ansiedade, preocupação, apatia.

Todo tratamento requer o querer e a participação do paciente.


Segue algumas dicas :


🔹 Alimentar-se de forma saudável

🔹 Fazer alguma atividade física que goste

🔹 Ter momentos de prazer (estar com pessoas que gosta, viajar, namorar)

🔹 Proporcionar-se relaxamento (exercícios de respiração, meditação, contato com a natureza, ler um livro, ver um bom filme)

🔹 Evitar estimulantes e substâncias tóxicas como café, bebidas alcóolicas, tabaco e outras drogas, principalmente à noite

🔹 Utilizar as horas no trânsito para ouvir musica que gosta ou estudar uma língua

🔹 Ajudar ao próximo, caridade, isto tira um pouco o foco de si mesmo, é terapêutico.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page