top of page

Estudo da ação da Acupuntura no tratamento de rinite

Estudos mostram a eficácia do tratamento de rinite com acupuntura.

Globalmente, 10-30% da população geralmente sofre de rinite alérgica.


A rinite alérgica pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em crianças e afeta igualmente os sexos.


A rinite alérgica pode ser sazonal / intermitente ou perene / persistente. Os gatilhos sazonais típicos para a rinite alérgica são os pólenes, enquanto os gatilhos persistentes incluem pêlos de animais e ácaros. Episódios de rinite alérgica produzem espirros, coriza, coceira no nariz (e às vezes nos olhos) e nariz entupido, levando à interrupção do sono, fadiga e falta de concentração. A rinite alérgica pode ter impactos negativos significativos na qualidade de vida e no desempenho no trabalho, levando a perdas de produtividade de bilhões de dólares anualmente.



Os portadores de rinite alérgica também sofrem frequentemente de outras condições alérgicas, como asma e erupções cutâneas, devido à estreita relação entre o nariz, os pulmões e a pele.


De acordo com as evidências mais atualizadas, a acupuntura é um tratamento eficaz para a rinite alérgica. Estudos também sugerem que a acupuntura é mais segura do que os medicamentos comumente usados ​​atualmente e pode ser mais econômica.


Em 2017, The Acupuncture Evidence Project, com coautoria do Dr. John McDonald, PhD e Dr Stephen Janz, foi publicado, fornecendo uma revisão comparativa atualizada de evidências clínicas e científicas para a acupuntura.

Evidências de qualidade moderada as altas foram relatadas para a eficácia e eficácia da acupuntura para rinite alérgica.


Os sintomas que mostraram a maior melhoram incluíram espirros, coceira no nariz, coceira nos olhos, coriza, nariz entupido e sono interrompido.


Uma revisão dos estudos, que incluiu estudos antes e depois das datas incluídas no The Acupuncture Evidence Project, encontrou 12 ensaios clínicos randomizados, que entregaram entre 12 e 30 tratamentos com uma frequência entre dois e cinco tratamentos por semana. Em todos esses estudos a acupuntura real foi significativamente mais eficaz do que a acupuntura sham (8 estudos) e medicamentos (4 estudos) .


Os sintomas continuaram a melhorar após o tratamento por até 3 meses. Estudos que mediram as alterações do sistema imunológico também relataram reduções significativas nos mediadores inflamatórios.


MECANISMOS BIOLÓGICOS DE ACUPUNTURA PARA RINITE ALÉRGICA



A acupuntura reduz os sintomas da rinite alérgica e melhora a tolerância das pessoas a possíveis alérgenos por meio de uma série de mecanismos. Quando as pessoas têm rinite alérgica, o sistema imunológico identifica incorretamente alguns irritantes inofensivos como uma ameaça (alérgeno) e cria imunoglobulinas específicas chamadas IgEs contra cada alérgeno percebido. Essas IgEs são ancoradas aos mastócitos, em um processo conhecido como “priming”. Quando esses mastócitos preparados encontram um alérgeno (como o pólen), eles reagem liberando um coquetel de substâncias que criam inflamação na mucosa nasal.


Uma vez que a mucosa nasal fica inflamada, os nervos dentro da mucosa nasal também liberam neuropeptídeos inflamatórios, como a substância P (SP), o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP) e o peptídeo intestinal vasoativo (VIP). Esses neuropeptídeos aumentam a inflamação, produzindo coceira, espirros, coriza e nariz entupido. O nariz hipersensível então reagirá a uma série de irritantes (além dos alérgenos), como perfume, fumaça e mudanças de temperatura ou umidade.



A evidência atual sugere que a acupuntura é uma opção de tratamento eficaz e relativamente segura que pode oferecer alívio sintomático temporário e benefícios contínuos por até 3 meses após o tratamento. A acupuntura real em estudos superou a acupuntura simulada e os medicamentos orais comumente usados. A acupuntura é um tratamento recomendado para rinite alérgica para aqueles que preferem uma opção de tratamento não farmacológico.













2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page