top of page

Fígado e Vesícula Biliar - elemento madeira MTC

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o elemento madeira é um dos cinco elementos fundamentais que são usados para entender os padrões e as funções do corpo humano.


A madeira está associada à primavera e está relacionada ao fígado e à vesícula biliar. O fígado é responsável por armazenar e regular o fluxo do qi (energia) no corpo e garantir o fluxo suave do qi e do sangue por todo o organismo. Ele também desempenha um papel importante na desintoxicação do corpo, processando e eliminando substâncias nocivas. A vesícula biliar está relacionada com a capacidade de tomar decisões e planejar, assim como a flexibilidade e a resiliência.


Além disso, a madeira também está associada ao sistema muscular e ao movimento do corpo. Ela representa o crescimento, a expansão e a vitalidade da vida, como as árvores que florescem na primavera.

Em termos de emoções, a madeira está associada à raiva e à irritabilidade, mas também à capacidade de planejar e ter uma visão clara do futuro. Quando o elemento madeira está equilibrado no corpo, a pessoa é capaz de expressar suas emoções de forma saudável e assertiva, além de ser criativa e capaz de tomar decisões com facilidade.

No sistema de órgãos da MTC, cada elemento está relacionado aos outros em um ciclo de interação que pode ser equilibrado ou gerar desequilíbrios. Por exemplo, a madeira é controlada pelo elemento água (representado pelos rins), o que significa que uma pessoa com um desequilíbrio nos rins pode afetar o funcionamento do fígado e vice-versa.


A MTC utiliza diversas abordagens terapêuticas, como acupuntura, fitoterapia, mudanças na dieta e estilo de vida, para equilibrar os elementos no corpo e promover a saúde geral e o bem-estar.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page