top of page

Herpes-zóster e acupuntura

Você sabia que o que causa a Herpes-zóster é o mesmo vírus causador da catapora?

O causador do herpes-zóster é um vírus chamado varicela-zóster que é o agente também da catapora. A catapora é transmitida de pessoa para pessoa, acomete principalmente crianças em idade escolar e provoca lesões no corpo todo, já a herpes-zóster são lesões em forma de pequenas bolhas cheias de líquido, cercadas por uma área avermelhada característica de inflamação, com o tempo essas bolinhas criam cascas que secam e caem, deixando uma pequena cicatriz que desaparece com o tempo.


O herpes-zóster fica incubado num nervo depois que provocou catapora. Aparentemente, existe equilíbrio entre o vírus que fica incubado e o sistema de defesa do organismo, o sistema imune. Se essa defesa baixa um pouco, o vírus tem facilitadas as condições para causar o cobreiro.

Cerca de 20% das pessoas podem ter herpes-zóster em algum momento da vida, maior ocorrência depois dos 50 anos.


Como no herpes-zóster a lesão é localizada, não há transmissão respiratória, mas a doença pode ser transmitida através do contato, porque o vírus está ativo dentro das lesões vesiculares.


SINTOMAS :


O vírus caminha por um nervo responsável pelas sensações da região onde se situa, sua inflamação pode provocar uma dor intensa chamada nevralgia exatamente no local em que a lesão apareceu, também parestesia, ardor e prurido locais, lesões cutâneas, febre, cefaléia e mal-estar. As erupções cutâneas seguem um trajeto de nervo não ultrapassando a metade do corpo, ou seja, a linha média que divide o corpo em duas partes: o lado direito e a lado esquerdo.


TRATAMENTO COM ACUPUNTURA :


O tratamento com acupuntura terá como base melhorar a imunidade do paciente, estimular pontos que provoquem analgesia e retirem o calor interno e da pele, reduzir a irritabilidade emocional a fim de não gerar mais calor interno e trazer tranquilidade ao paciente. Aos poucos a vermelhidão, as dores e sensação de ardência regridem, as erupções cutâneas secam. As dores do nervo sessão após sessão diminuem, contando com a resposta do corpo e o querer se melhorar do paciente.










51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page