top of page

História da Acupuntura

Esta ciência surgiu na China em plena Idade da Pedra, há aproximadamente 4.500 anos (há fontes que relatam tempos mais longiquos).

Segundo o Hwang Ti Nei Jing, (conhecido como Imperador Amarelo), os chineses da Idade da Pedra descobriram que o aquecimento do corpo com areia ou pedra quente aliviava as dores abdominais e articulares. Essa foi a origem da moxa.

Em várias partes da China foram encontrados Zhem Shih — agulhas de pedra — que datam da Idade da Pedra. Essas agulhas diferem das de costura e, por terem sido encontradas juntamente com outros instrumentos de cura, presume-se que a Acupuntura já era conhecida e praticada naquela época. Não há documentos que indiquem precisamente como foi o desenvolvimento inicial da Acupuntura, mas sabe-se que, desde tempos remotos, esta era uma arte muito difundida entre os chineses. A evolução da humanidade trouxe o aperfeiçoamento dessa técnica. No início, como vimos, as agulhas eram de pedra; hoje são de ligas de prata, de ouro ou de aço inoxidável. Paralelamente, houve também um desenvolvimento no uso da moxa, que da utilização de plantas passou para o infravermelho, ultrassom, corrente elétrica e raio laser. A teoria foi evoluindo do "ponto isolado" para a "teoria dos meridianos" que liga os pontos aos órgãos. E esse processo continua atualmente com a descoberta de novos pontos. Historicamente, houve também uma expansão geográfica da Acupuntura que, da China, se difundiu por todo o Oriente (por exemplo, durante a Dinastia Tang, 500 d.C., ela chegou ao Japão) e, mais recentemente, por todo o mundo. Atualmente, com o auxílio da moderna tecnologia, estão sendo feitas muitas pesquisas sobre a função e o mecanismo de ação da Acupuntura. Os novos conhecimentos nessa área esclareceram dúvidas no campo da eletroneurofisiologia, estimulando futuras pesquisas.



Documentos históricos Com base nos estudos arqueológicos, é possível ter-se uma noção do desenvolvimento desta ciência desde seus primórdios até nossa era. I. Era do Imperador Amarelo (2704-2100 a.C.) Pelos escritos preservados em cascos de tartaruga, chegamos à conclusão de que, nessa época, a Acupuntura não só já possuía suas bases como apresentava também um certo nível de desenvolvimento. II. Dinastia Chia, Shang, Tsou (2100-1122 a.C.) e período Chuen Chiou Zhan Kuo (1122-221 a.C.) a) Formulação do princípio do Yin-Yang, da teoria dos cinco elementos e dos meridianos. No Hwang Ti Nei Jing encontramos:


A descrição minuciosa dos meridianos, síndromes e tratamento das doenças, o número e o nome dos pontos dos meridianos, o estabelecimento da unidade-padrão de medida da superfície do corpo e a localização dos pontos, a descrição da modalidade e maneira de usar os nove tipos de agulhas, sua aplicação e os métodos de tonificação e dispersão e a indicação dos pontos importantes para cada tipo de doença, além dos pontos proibidos e fatais. O Nan Jing, escrito por Pien Chueh, veio preencher as lacunas e deficiências do Hwang Ti Nei Jing. Outro livro, do qual se tem notícia, o Tsen Jing, foi perdido. Evolução das agulhas. O famoso médico Pien Chueh descreveu a ressuscitação de uma pessoa considerada já morta, pela aplicação das agulhas. III. Dinastias Chin, Han, Huei (221 a.C.-264 d.C.) Tsan Kung (180 a.C.) deixou 25 relatórios médicos contendo descrições sobre o uso das agulhas no tratamento das doenças. Além disso, deu nome a vários pontos dos meridianos. Final da Dinastia Han. Chang Tsung Jing, livro que descreve o tratamento da malária pela Acupuntura, dando também uma noção da aplicação da moxa, além de citar o uso concomitante de ervas e de quimioterápicos. Hua Tuo (141-203 d.C.), famoso cirurgião e acupunturista de sua época, aconselhava o uso de poucos pontos. Pei Wong descreve a pulsologia na aplicação da Acupuntura. IV. Dinastias Tsin e Tang (265-959 d.C.) Difusão dos conhecimentos da Acupuntura para o exterior. a) Início da Dinastia Tsin. Huang Pu Yih escreveu o Jia Yih Jing que, firmando as bases da Acupuntura, equipara-se em valor ao livro de Ling Shu. b) Início da Dinastia Tang. Sun Su Miao escreveu Chien Jin Fang e Chien Jin Yih Fang. c) Dinastia Tsin. Kou Hung escreveu o Zhou Hou Leh Jih Fang que, contendo descrições de vários métodos de aplicação de moxa, escreve também sobre a experiência adquirida através dos tempos. Hou Chuen.


Wang Chou.


V. Dinastia Sung (960-1279 d.C.) O rei Sung Jen Tsung, ficando gravemente doente, foi curado através da Acupuntura. Passou, então, a dar-lhe grande importância. Ordenou a Wang Wei Yi, um médico famoso, que organizasse os escritos sobre esse assunto, avaliando seus valores, criando mapas e diagramas dos meridianos presentes no corpo humano. E mandou confeccionar estátuas de bronze com os pontos e trajetos dos meridianos. Wang Wei escreveu Tong-Jen Shu-Xue Zhen Jiou Tu Jing. Shi Fang Zih escreveu Min Tang Jiou Jing, somente sobre experiências da moxabustão. Sun Tseng Ho Kuan Shu, Shen Zih Tsung Lu e Zhen Jiou Men explicam os tratamentos de Acupuntura com várias técnicas para diversas doenças. Wang Zhi Zhong escreveu Zhen Jiou Tsi Shen Jing, um livro muito prático. Sih Nien escreveu Pei Ji Jiou Fa falando sobre a utilização da moxa nas doenças agudas e de emergência. Sung Tou Chai escreveu o Pien Chue Chin Shu, reforçando a utilidade e os efeitos da moxabustão. VI. Dinastia King e Yuan (1279-1365 d.C.) Hua Shou, escreveu o Shi Sih Jing Fa Huei, desenhou mapas dos meridianos e os pontos. Tou Han Chiu escreveu Zhen Jiou Jih Nan, com poesias, explicando os mecanismos e as técnicas de Acupuntura. Lo Tien Yih escreveu Nei Shen Pao Jien, falando sobre os fluxos dos meridianos relacionados com o tratamento das doenças. Huang Kuo Ruei escreveu Pien Chue Shen Yin Zhen Jiou Yu Lung Jing, enfocando as experiências dos específicos tratamentos de Acupuntura. Ho Juo Yu escreveu Zhe Wu Liou Zhu Zhen Jing, falando sobre seleção dos pontos nas diversas horas. Ma Tan Yang escreveu Tien Hsin Shi Ar Hsue, acentuando os efeitos dos doze pontos mais importantes. VII. Dinastia Ming (1366-1644 d.C.) Lee Shih Jen escreveu Chih Jing Pa Mai Kao, notando as aplicações dos meridianos extraordinários. Liu Tsuen escreveu Yi Jing Xiao Hsue, em forma de poemas. Kao Wu escreveu Zhen Jiou Ta Chuan, fruto da observação de muitas experiências, em poemas. Lee Tin escreveu Yi Hsue Ju Men, advogando o uso do menor número possível de agulhas (quatro no máximo). Yang Jih Zhou escreveu Zhen Jiou Ta Cheng, colecionando todas as teorias, métodos e experiências.


VIII. Dinastia Chin (1649-1910 d.C.)

Os médicos do Ministério da Saúde, na época do Imperador Quen Lung, escreveram Yi Tsung Jing Jien, Chin Pien Ko Tieh e Yang Ku Tu Ming Wei etc., e colecionaram muitas teorias e experiências; foram escritos em forma de poemas.

Fan Pei Lan escreveu Tai Yih Shen Zhen, notando os tratamentos combinados das ervas e moxabustão e selecionando pontos simples.

Os governantes dessa dinastia, que dominou a China por trezentos anos, baniram a prática da Acupuntura.


IX. Era atual (após 1911 d.C.)

No nosso século, a Acupuntura, dotada de caráter experimental e científico, tem atingido novos níveis de conhecimentos e técnicas além do reconhecimento mundial.



196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page