top of page

Medicina Chinesa e suas aplicações

A Medicina Chinesa baseia-se nas teorias Yin-Yang e os Cinco elementos. Essas teorias são a base de todo conhecimento oriental.

Yin e Yang representam qualidades opostas, mas complementares. Cada coisa ou fenômeno poderia existir por si mesma ou pelo seu oposto. Além disso, Yin contém a semente do Yang, de tal maneira que ele pode se transformar em Yang e vice-versa (MACIOCIA, 2007).













A teoria dos Cinco Elementos aborda a idéia de que o mundo material é formado por

elementos que são em número de cinco: água, madeira, fogo, terra e metal, os quais participam de um continuo ciclo de geração, que se refere à forma como se

originam, e de um ciclo de dominação, que apresenta o poder natural de um elemento sobre outro.














A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem origem e concepção filosóficas, com um vasto campo de sabedorias e conhecimentos ligados à saúde e à doença. Suas concepções são voltadas ao estudo dos fatores que originam a doença, ao tratamento, às suas fases de evolução e as suas formas de prevenção, ponto de toda essência da filosofia, sendo assim a MTC enfatiza os fenômenos precursores das alterações funcionais e orgânicas, que provocam o aparecimento de sintomas e sinais.

O fator causal é o desequilíbrio da energia, que podem ser ocasionadas por falta de uma boa alimentação, fatores patogênicos (vento, frio, calor, umidade), emoções, o estresse do dia a dia, excesso de trabalho, excesso de atividade sexual, uso abusivo de álcool, cigarro e drogas, acidentes, traumas ou pela própria constituição física herdada dos pais.


Hoje em dia podemos tratar com a Acupuntura Sistêmica (pontos no corpo inteiro), porém antigamente pacientes não podiam expor o corpo para realização de tratamentos, as agulhas então eram aplicadas na região mãos até cotovelo e pés até joelhos (origem dos pontos shu) e foi observado que manipulando algumas áreas do corpo a mesma se refletia em outras regiões do corpo, podendo afirmar a existência de áreas reflexas conhecida como microssistemas.

Os microssistemas estão localizados em partes especificas do corpo como : orelha, mãos, sola dos pés, abdômen, crânio, olhos, língua entre outros


Há varias técnicas que equilibram o campo energético do corpo, melhorando as dores ou desarmonias do corpo físico e mental, promovendo grandes melhoras e melhor qualidade de vida ao paciente, como a: Auriculoterapia, Moxabustão, Ventosas, Reflexologia Podal, Fitoterapia Chinesa, YNSA (crânio), Fitoterapia Brasileira, Floral de Bach, Oleos Essenciais, Trigramas, Magnetoterapia, Cromoterapia, Cristais Radionicos, entre outros.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page