Manjericão ou alfavaca (Ocimum basilicum) é uma erva cultivada em quase todo o mundo, utilizada na culinária, na medicina natural e em rituais religiosos.
Ocimum vem do grego “osme”, que significa “perfumado”, “cheiroso”.
Basilicum vem do grego “basilikon” que significa “erva real”. Assim, temos “a erva real perfumada”
Desde a Idade Antiga, o manjericão já era conhecido pela beleza de suas pequenas flores, associadas ao aroma suave, doce e refrescante que exalava nos ambientes onde era cultivado. Além disso, já era notório o seu poder terapêutico no alívio e combate a doenças respiratórias e digestivas, bem como sua ação anti-inflamatória, sendo usado até hoje na medicina tradicional e na Ayurveda, a milenar medicina indiana.
O manjericão é eficaz no tratamento de disfunções gástricas e renais, dores de cabeça, tosse, resfriado, constipação, baixa a febre. Possui ação bactericida, fungicida, antiespasmódica, estimulante, antioxidante, antorreumático, carminativa e antitérmica
Seu óleo essencial é formado por compostos voláteis como o linalol, eugenol, geraniol, 1,8-cineol e α-pineno, favorecendo sua aplicação nas indústrias fitoterápica, farmacêutica e de cosméticos, na composição de perfumes, loções e produtos de higiene bucal.
![Ocimun basilicum](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_26e987d05a134aa5a925b5bdb5925c60~mv2.png/v1/fill/w_980,h_884,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_26e987d05a134aa5a925b5bdb5925c60~mv2.png)
Na culinária, o manjericão se destaca pelo aroma e sabor adocicado e, foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos e está associado à culinária italiana como ingrediente obrigatório no preparo de molhos, sopas, caldos, pizzas, saladas e carnes, é muito utilizado nas culinárias hindu, paquistanesa e tailandesa, já que tem origem na Asia.
Muitas histórias envolvem o manjericão e seu uso como planta sagrada. Uma delas conta que foi encontrado manjericão ao redor do túmulo de Cristo, após sua ressurreição. Até hoje, o manjericão é adicionado ao preparo de água benta e mantido sob os altares das Igrejas Ortodoxas Cristãs.
Na Índia, o manjericão é uma erva sagrada de Krishna e Vishnu e os hindus acreditavam que esta planta continha uma essência divina que auxiliava no relaxamento e crescimento espiritual, por isso, era usada na realização de juramentos prestados em tribunais, evitando falsos testemunhos.
No Brasil, o manjericão também faz parte de muitos rituais no Candomblé e na Umbanda, sendo considerado uma erva sagrada, utilizado na realização de cerimônias, banhos de proteção, quebra de feitiços e mau-olhado. É ainda utilizado em inúmeras simpatias e crendices populares ao redor do mundo, sempre no intuito de atrair amor, saúde e proteção.
Dica : tomar uma xicara de chá de manjericão antes de dormir irá auxiliar no sono, por ser calmante.
Referência Bibliografica :
GIOMBELI, Gilson; LONGOBARDI, Paulo; LONGOBARDI, Célia; Plantas Medicinais - Seus Nomes, Contos e Encantos; Saúde Natural; São Paulo, SP; 2020.
Comments