top of page

Meridianos da acupuntura - Medicina Chinesa

Atualizado: 6 de jul. de 2021

Os meridianos são canais por onde a energia (Qi) é transportada pelo corpo. Há maioria dos pontos de acupuntura pertencem aos meridianos. Através de estímulos nestes pontos, com agulha, cristais, acupressão, etc equilibramos a energia do corpo e dos órgãos, restabelecendo a saúde.

Os meridianos são responsáveis por conectar o lado inferior e superior, o esquerdo com o direito, transportar Qi e Sangue (circulação), nutrir e irrigar (pele, músculos, órgãos, etc) e de proteger o corpo contra fatores patogênicos (vento, frio, umidade, calor, secura).


Existem vários canais, há mais superficiais que ficam entre músculos e pele, até os mais profundos que se ligam aos órgãos e vísceras.

Todos os meridianos se interligam complexamente entre si.


Podemos classificar/agrupar em :

- Yin/Yang (os Yin são os órgãos, Rim, Fígado, Coração, Baço Pâncreas (na MTC o Baço e Pâncreas são considerados como um só) e o Pulmão; e os Yang são as vísceras, Bexiga, Vesícula Biliar, Intestinos e o Estômago).

- meridianos principais, no total 6 pares relacionados com órgãos (Zang) e vísceras (Fu), e com os elementos chineses : fogo, terra, metal (ar), agua e madeira.

- meridianos extraordinários, conhecidos também como vasos maravilhosos. São em número de 8.

- meridianos distintos. São 12.

- meridianos tendino-musculares, 12.







145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page