top of page

Nervo Vago. Estimule e relaxe.

O nervo vago, faz ponte com o sistema nervoso parassimpático (aquele que nos acalma, relaxa após o estresse?), se localiza na região anterior do tórax, da cabeça ao estômago; ele é o maior nervo em extensão do corpo e se estende por ambos os lados.

Chama-se vago pois “vagueia” entre nossos órgãos. É extremamente importante pois tem a capacidade de nos acalmar, diminuir nossos batimentos cardíacos.


O nervo vago atua como força motriz do sistema nervoso parassimpático que nosso Yin/Yang, nossas respostas de descanso, digestão, reação de fuga, luta ou de relaxamento.


Em 1921, um filósofo alemão, Otto Loewi, descobriu que ao estimular o nervo vago, algo interessante acontecia: a frequência cardíaca se reduzia e se ativava, por sua vez, a liberação de uma substância a qual ele chamou de “Vagusstoff” (em alemão, “substância vaga”). Essa substância era a acetilcolina, que atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).


A própria ciência constatou que nosso corpo está intimamente relacionado às nossas emoções, por causa destas ramificações, nosso organismo responde diante de situações de estresse (aumento do ritmo cardíaco, ansiedade, indigestão, dores, tensões, inflamações, diarreias, etc).


Como estimular o nervo vago?


· Respiração (inspirações de 5 segundos e expirações de 5 segundos, durante um minuto completo)

· Praticar meditação, Yoga

· Recebendo uma boa massagem

· Conviver com a natureza, rir com frequência

· Brincar com crianças e animais

· Acupuntura

· Cultivar emoções positivas, desfrutar de boas relações sociais, ter momentos de ócio

· Pratica de exercícios regulares para ativar a serotonina*.




*A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro, estabelecendo comunicação entre as células nervosas, podendo também ser encontrada no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue.


A serotonina atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas.








20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page