A água quando desimpedida flui, se molda a qualquer situação, alta capacidade de adaptação, corre procurando novos rumos.
AGUA
* Aspecto mental: Zhi (Força de Vontade: força interna que move a pessoa para realizar novos empreendimentos, no plano pessoal e social. Demonstra a capacidade de adaptação do ser humano, sua possibilidade de mudança e de busca de novas fronteiras.
* Atitude: Perseverança, coragem, autopreservação.
* Emoção predominante: Medo.
* Fatores de adoecimento: envelhecimento, doenças crônicas, excesso de atividade sexual, excesso de trabalho, deficiência de energia hereditária.
Temperamento associado à Água
* Aplicado à conduta humana representa a capacidade de manter sua natureza (ser sincero) e, portanto, fluir constantemente e sem receios;
* Suas características marcantes são a adaptabilidade, flexibilidade, hipersensibilidade (intuição);
* Sociável, respeitando as opiniões e diferenças alheias;
* Evita conflitos frontais com os inimigos;
* Pode ter atitudes ambíguas para nunca entrar em choque com ninguém;
* Procura colocar suas opiniões de forma indireta;
* Tem variações constantes de humor e temperamento mutável;
* Trabalha sutilmente, se infiltrando a partir de “baixo” em busca de objetivos, nunca é direto;
* Tem muita habilidade em convencer os outros a fazer coisas que os beneficiem, podendo se tornar manipulativos e egoístas;
* Devido a falta de constância em seu temperamento tem pouco poder de decisão, pouca determinação e muita dúvida;
* Podem se tornar desconfiados em relação a si próprios e desenvolver baixa autoestima;
* A emoção central deste temperamento é o medo;
* Equilibrado tende a ter um embasamento forte e geralmente faz as coisas com intensidade e enfoque.
Num pólo Yang : é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo e criativo, explorador, eficiente, às vezes impulsivo e inconsequente. Desafia as situações difíceis e está sempre se expondo em situações limítrofes.
Num pólo Yin: tem a noção de perigo e sabe buscar as situações em que se adapta melhor. Por isso ás vezes manifesta*se como reservado, introspectivo, atento, calado. Prefere observar a agir; não gosta de gastar sua energia á toa, não se expõe facilmente e pode ser considerado um pouco esquivo e medroso.
Doenças ligadas ao desequilíbrio da Água
Doenças renais, impotência, esterilidade masculina e feminina, polaciúria, oliguria, incontinência urinária, dentes e ossos fracos, dores lombares e nos joelhos, corpo e membros frios, zumbido, alteração da acuidade auditiva, astenia, falta de vontade e de ânimo, perturbações da memória, fobias.
O elemento Água, regido pelos Rins, é responsável pelo sentimento de sobrevivência, pelo medo, inclusive pelo medo da morte e do desconhecido. Quando não está bem os rins podem gerar ansiedade, medo de tudo, pânico e até mesmo o sentimento de pavor! Um bom funcionamento dos rins conduz a um comportamento de coragem e segurança com a vida. Quem tem um Rim (Shen) bom transmite calma e segurança para todos.
Comments