O perfil Madeira conforme os Cinco Movimentos da MTC
- ivanizoia
- 1 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
A madeira cresce, seu objetivo é o alto, floresce, cria vida com sua base aterrada ao chão tem alto poder de conquista e construção.

MADEIRA
* Aspecto mental: Hun (Alma Etérea: inconsciente, força emocional, mediador entre a realidade interna e externa, entre céu e terra).
* Atitude: Ação, conquista, decisão, planejamento.
* Emoção predominante: Raiva.
* Fatores de adoecimento: frustrações, alimentação gordurosa, álcool, raiva contida, irritação.
Temperamento associado à Madeira
* Capacidade de tomar decisões, olhar para o futuro e crescer com o tempo;
* Representa a capacidade de ação, como a semente que carrega consigo o potencial da árvore;
* Capacidade de planejamento (contém a sabedoria dos ritmos, armazenando a experiência do passado em seu cerne, programando se para o futuro);
* São decididos, expansivos, competitivos, ousados, combativos. Não tem medo de arriscar, são confiantes e impulsivos;
* São líderes naturais, ocupando cargos de direção;
* Gostam de trabalhar para os outros, pelos outros e para o bem comum, não gostam de trabalhar sozinhos;
* Não gostam de ficar parados, por isso podem se tornar irritados ou nervosos devido à necessidade interna de agir, não suportam impedimentos e frustrações;
* Gostam de movimento, esportes, viagens e tem aversão à quietude;
* São dinâmicos, criativos e imaginativos;
* Geralmente respeitados por sua nobreza moral e capacidade ética, são profissionais por excelência;
* Colaboradores, com espírito abnegado e capazes de sacrifícios em prol do bem comum;
* Capazes de separar muito bem assuntos de distinta natureza;
* A emoção predominante é a Raiva.
Num pólo Yang : as pessoas são tudo o que foi descrito acima, porém podem se tornar irritáveis, impacientes, desatentas, intolerantes, agressivas, pois sua necessidade de ação as leva ao movimento frenético. Podem se tornar ambiciosas e apressadas em atingir os objetivos que se impõem, fazendo mil coisas ao mesmo tempo e se frustrando por não dar conta de tudo.
Num pólo Yin : apresentam uma grande energia contida, pois apesar de todo potencial não costumam expressar-se abertamente e não realizam tudo o que poderiam. Esta é uma mistura perigosa pois o indivíduo tende a jogar para dentro o que deveria fazer para fora, como um curto*circuito. Podem acompanhar sintomas depressivos ligados à frustração e à raiva dissimulada, pode ter explosões momentâneas ou “implodir” gerando doenças psicossomáticas. Quando consegue colocar sua energia para fora é capaz de grandes atos, mas em geral não o faz com tanta facilidade quando o Madeira Yang.
Doenças ligadas ao desequilíbrio da Madeira
Alterações emocionais (irritação, ansiedade, estresse, depressão). No sistema digestivo : inchaços, vômitos, soluços, cefaleia, tontura, problemas dos olhos, irregularidades menstruais, TPM, cólicas, formação de coágulos, visão embaçada, tendinites, vertigem, tiques, espasmos, olhos vermelhos, vômito com sangue e sangramento nasal. Dificuldade de decisão e escolha, apego, frustração, dificuldade de mudança.
Comments