O perfil Terra conforme os Cinco Movimentos da MTC
- ivanizoia
- 10 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
A pessoa com desequilíbrio em Terra sem os pés aterrados no chão a energia se foca na cabeça, fica no alto das suas preocupações, perde a noção real das coisas.

TERRA
* Aspecto mental: Yi (Pensamento: reflexão, intenção, idéia; concentrar, memorizar, raciocinar, estudar);
* Atitude: introversão, moderação;
* Emoção predominante: Preocupação;
* Fatores de adoecimento: pensamentos repetitivos, excesso de trabalho, ambientes úmidos e frios, alimentos crus, alimentação desregrada, perda de sangue.
Temperamento associado à Terra
* Relacionado ao movimento de prover alimento aos outros, à preocupação e ao cuidado materno;
* Introvertido, reservado, detalhista, organizado, passivo, pensativo, analítico, lógico, cuidadoso, crítico, racional. Pode se tornar obcecado e rígido;
* “Pés no chão”, nunca improvisam, não fazem nada sem pensar e não “pisam em falso”;
* Sábio, tem serenidade em esperar e acumular experiência;
* Fazem boas previsões do futuro devido à capacidade de pensamento sistemático.
* São lentos no agir (pensam muito), mas quando o fazem são ágeis.
* Tem grande capacidade de gerar energia e pode ser muito afetuoso.
* Metódicos, sistemáticos e bons administradores.
* Tem grande capacidade com as finanças, e habilidade para poupar e dar destino a coisas aparentemente inúteis.
* Austeros e precavidos, adoram a rotina e podem se tornar obsessivos.
* São conservadores, não gostando de mudanças bruscas e desorganizadas.
* Deve aprender a passar do pensamento à ação, como se um fosse a continuação do outro.
A sabedoria de Terra pode se tornar fonte de desequilíbrio quando o indivíduo mantiver uma atitude puramente contemplativa e não for capaz de agir e pôr-se em movimento. Neste caso o indivíduo rumina e perde energia com suas conjecturas mentais.
* O equilíbrio do indivíduo Terra reside na aptidão para nutrir a si próprio, livrar-se do medo e do apego, para poder abri-se para a vida. Pois tendem a ser muito apegados e solicitar muito dos outros, criando uma dependência negativa;
* A emoção que predomina quando não conseguem o equilíbrio é a preocupação, o pensamento obsessivo.
Num pólo Yin: passam muito tempo raciocinando, ficam presos em pensamentos e não conseguem traduzir em ação. São pensamentos muitas vezes irreais ou simplesmente repetitivos. Sofrem de passividade e sentem se “desenergizados” e solitários.
Num pólo Yang: podem se tornar “mães eternas”, que cuidam de tudo e de todos. Exigem reconhecimento por sua generosidade ou impedem o crescimento e o amadurecimento das pessoas que as cercam, tornando as dependentes da sua ajuda. Os laços de dependência que se formam são prejudiciais dos dois lados, pois o indivíduo Terra Yang ao cuidar dos outros deixa de cuidar de si mesmo e estabelece uma relação de dívida e culpa com o mundo. Essa atitude de força e dominação, na verdade, esconde medo de rejeição e solidão. É importante que a pessoa passe a cuidar de si, em vez de cobrar do mundo a retribuição do seu amor.
Doenças ligadas ao desequilíbrio da Terra
Alterações digestivas, distúrbios de nutrição, obesidade, anorexia, bulimia, prolapsos e ptoses de órgãos (Zang), hemorragias, edemas, astenia, alteração do paladar, pele amarelada. (ROSS, 1994).
Comments