top of page

O que o seu pé diz?

A maneira como a pessoa os usa para ter apoio e equilíbrio, vão indicar o quanto a pessoa está estável. Em termos psicológicos, os pés são o contato com a realidade, com o chão e a gravidade Em nível físico, um desequilíbrio nos pés compromete o equilíbrio da totalidade da estrutura. Eles indicam a postura e a atitude crônica que uma pessoa precisa assumir a fim de enfrentar confortavelmente os desafios de sua vida.

Os pés são a base de sustentação para nossas pernas e está relacionado com a nossa capacidade de avançar na vida. Indica as nossas raízes, o contato com a ascendência - nossos pais.


Pés saudáveis : desbloqueados, não torcidos, são plataformas com três pontos distintos de contato e com um arco metatársico suficiente.


Pés chatos: São pés sem o arco metatársico. Têm uma só superfície continua de contato com o chão. Indicam uma maneira "achatada" de se relacionar com o mundo, tanto física quanto psicologicamente.


Este tipo de pé garante uma grande facilidade de movimentação mas não permite a fluidez e a estabilidade. A desvantagem desta combinação psicossomática, e que uma pessoa assim terá dificuldades em manter uma constância quanto a outras pessoas e responsabilidades, sendo motivada a se pôr em movimento por uma necessidade nervosa, ao invés de sê-lo por algum motivo específico. Tende também a ter costas, pescoço e cabeça super desenvolvidos, a fim de psicossomaticamente acomodar a falta de estabilidade e de apoio por parte do segmento inferior.


Pés em garra: Artelhos agarrando o chão, arco metatársico acentuado, pés rígidos e tensos. A tensão dos pés está relacionada a uma crise #emocional não solucionada que envolveu a possibilidade de movimento ou fuga que não aconteceu.


Tais pessoas apresentam em geral coxas hiperdesenvolvidas e uma espécie de racionalidade exagerada e de excessivo autocontrole, como forma de compensar a ausência de estabilidade fluente e de contato descontraído com a terra. Os "agarradores" têm músculos freqüentemente tensos na parte de trás do corpo, especialmente na barriga das pernas e região lombar das costas, partes essas associadas a uma necessidade excessivamente desenvolvida de reter e de proteger a si mesmo.


Peso no calcanhar: Quando se afunda os calcanhares no chão, tenciona-se involuntariamente o queixo e a barriga fazendo encurtar a respiração, gerando ansiedade e medo.


A pessoa terá muita dificuldade para se descontrair e para se sentir confortável em situações espontâneas. A necessidade hipertrofiada de afundar o pé e de reter pode se refletir também num peito constrito, num estômago nervoso e especialmente numa pelve rígida e em região lombar das costas tensa.


Na ponta dos dedos: Pessoas que andam e ficam paradas na ponta dos pés terão grande dificuldade em fazer contato, físico ou psicológico, com as forças da terra. São pessoas fantasiosas, sonhadoras e, em geral altamente imaginativas, dotadas de aptidão artística.


Pé de chumbo: As pessoas "pé-de-chumbo" são opostas às da "ponta dos dedos". Têm uma forte necessidade de serem estáveis, manteram-se pesadas e pregadas ao chão. São mais confiáveis e firmes do que criativas e ativas; porém, tem dificuldade em lidar com a mobilidade e a mudança.


Pés abertos (apontados para fora): Pessoas que ficam paradas com os pés apontados para fora, indicam predominância de energia yang; são dominadoras e possessivas; têm identificação com o sucesso, segurança , ousadia, iniciativa própria, realização, egocentrismo, auto-suficiência e independência emocional.


Pés paralelos: Pessoas que param com os pés paralelos, estão em equilíbrio e estabilidade; têm direcionamento (sem desvios significativos) rumo às metas e aos objetivos.


Pés invertidos para dentro: Pessoas que ficam paradas com os pés apontados para dentro, são pessoas com predominância de energia yin, indicando submissão, insegurança, carência afetiva, falta de iniciativa, acomodação e identificação com o fracasso; tendência a ser dominado e conquistado; fraco emocionalmente e sem força de vontade.





Bibliografia :

Humaniversidade Holística - Apostila reflexologia - 2009




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page