O tratamento com massagem e sua história
- ivanizoia
- 14 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Massagem ou #massoterapia são certas manipulações de tecidos moles do corpo; são manobras aplicadas com as mãos, muito efetivas, administradas com o propósito de produzir efeitos no sistema nervoso, muscular, na circulação local e geral do sangue e da linfa.
A massagem foi primeiro descrita em(698 a.C por Huang-ti na China. Hipócrates foi o primeiro a usar a massagem em direção centrípeta, provavelmente baseada na observação clínica, antes da circulação sangüínea ter sido descoberta por Harvey 2.000 anos após. Os gregos e romanos continuaram a praticar a massagem até a queda do Império Romano.
A arte da massagem foi praticamente perdida durante a idade média, mas reviveu no século XVI através do médico francês Ambroïse Paré; no século XIX, Mettzer na Holanda e Ling na Suécia ajudaram a formular um sistema científico de massagem. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram parcialmente responsáveis pelo aumento do uso da massagem nos Estados Unidos.
Atualmente, a massagem é usada em tratamentos para várias situações, sendo considerada um tratamento popular. Não restam dúvidas que o uso do toque humano traz um extraordinário beneficio, tanto físico como psíquico e pode ser usado não apenas para tratar doença, mas para a manutenção do bem-estar.
Os seus efeitos são:
remover a pele ressecada pela abertura dos poros e pelo suor;
aumenta o fluxo do sangue e da linfa, reduzindo o edema;
mantém a flexibilidade dos músculos;
retira as adesões e as fibrosites;
mobiliza as secreções dos pulmões.
provocar relaxamento muscular e mental.

コメント