top of page

Porque continuamos adoecendo?

Atualizado: 10 de fev. de 2023

Importante reconhecer que tipo de alimento faz parte do seu dia a dia, produtos alimentícios (enlatados, industrializados) ou alimentos naturais (aquele que não tem etiqueta, próprio da natureza).

Se este produto só é uma coisa que você compra no supermercado e não sabe o que é, o ideal seria não ingerir porque provavelmente algum tóxico completar ali se faz.


Como o exemplo do glutamato monossódico, você sabia que todas as empresas que fabricam produtos alimentícios têm o direito por lei de enriquecer o alimento com glutamato monossódico? Ele aumenta o sabor do alimento. Ex: batata frita de saquinho, restaurante japonês. Este ingrediente é uma neurotoxina que afeta o cérebro.


Falando de uma boa alimentação, sem muito consumo de açucares, produtos industrializados, por mais que consumamos produtos naturais ainda assim os vegetais ficam devendo nas propriedades nutricionais. As monoculturas, que plantam o mesmo alimento de tempos em tempos no mesmo lugar, vão empobrecendo este solo que já não fornece nutriente suficiente, assim o alimento que nos chega a mesa já não é tão rico como era antigamente.


A desnutrição acompanha o processo de adoecimento. Sabendo que o corpo tem como meta sobreviver hoje, ele se utiliza do máximo que se tem para que nos sintamos bem, com o passar dos anos a consequência virá, pois não se está ingerindo nutrientes suficientes para se manter a saúde a longo prazo e ainda nos intoxicando.


O primeiro problema que temos é consumir o que não se deveria, o segundo é deixar de consumir o que se deveria. O terceiro é o nível de estresse cada vez mais presente.

Há tempos atras como não se tinha energia elétrica, dormia assim que escurecia e acordava com o raiar do dia.

Hoje em dia dormimos em média 06 horas por dia, tem gente que dorme menos, sendo que o ideal seria dormimos por volta de 07/08 horas para se manter uma boa saúde a longo prazo.

Devido ao estilo de vida, quando vamos dormir ainda estamos estressados, não temos um sono reparador, alguns sofrem de insónia, roncam, acordam cansados. As privações do sono diminuem a potencia do sistema imune, aumenta a chance à doenças crônicas, tendência a engordar, aumenta o cortisol que prejudica a tireoide e por ai vai.


Ainda temos no corpo as toxinas que ingerimos, como exemplo os rios estão contaminados com mercúrio, o peixe está contaminado. Antigamente se comia peixe do dia, o que era bom para saúde chamado um alimento do cérebro, rico em Omega 3 e Omega 3.


A boa notícia é que existem vários processos de detox, onde conseguimos nos livrar de parte destas toxinas. Pelo suor é possível eliminar, seja por atividade física, seja pelo uso da sauna. A ingestão de água também é uma forma.


Texto tirado da palestra do Dr Lair Ribeiro.










8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page