A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço abaixo da cartilagem cricóide, conhecida como pomo de Adão. Ela é formada por dois lobos - que ficam dispostos de cada lado da traquéia - e pelo istmo, que une os dois lobos fazendo com que a glândula tenha formato semelhante ao de uma borboleta.
A sua principal função é produzir os hormônios tireoidianos triiodotironina (T3 ) e tetraiodotironina (T4 ). O hormônio tireoidiano age em praticamente todos os órgãos estimulando várias funções, como se fosse a gasolina do corpo humano. Ele age no coração controlando os batimentos cardíacos, no intestino controlando o peristaltismo e frequência de evacuações, na temperatura corporal, no humor, na memória e outras funções cognitivas. Age também no osso, no músculo e no tecido adiposo, nas mulheres pode alterar a ciclo menstrual e ovulação quando ocorrem disfunções tireoidianas.
Quais os principais problemas? O bócio, chamado popularmente de papo, significa qualquer aumento da tireoide seja de forma difusa ou nodular.
Os nódulos são detectados ao exame clínico, ou seja, pela palpação do pescoço, em 4-7% da população e em 95% dos casos são benignos. No caso dos malignos os pacientes são submetidos a tireodectomia total (retirada da glândula) e reposição hormonal. Felizmente a grande maioria dos casos de câncer de tireoide tem um prognóstico excelente quando manejados de forma adequada.
A tireoide pode ter dois tipos de disfunção o #hipotireoidismo, quando funciona menos do que o necessário, e o hipertireoidismo quando a glândula funciona mais do que deveria. Estas disfunções são, na maioria dos casos, geneticamente herdadas e outros membros da família também são acometidos por estas disfunções. O hipotireoidismo é a alteração mais frequente da tireoide, sua prevalência em mulheres é em torno de 10%, aumenta na menopausa. Em homens é menos frequente sua prevalência é em torno de 3%.
Tireoidite de Hashimoto, ou tireoidite linfocítica crônica, é uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4.
Fonte : http://www.tireoide.org.br/
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_0521915ca8a7481cbb6110b1a841ede7~mv2.png/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/cec8bd_0521915ca8a7481cbb6110b1a841ede7~mv2.png)
Comments