top of page

Reflexologia dos pés

A massagem reflexológica é um sistema que complementa os demais métodos da

Medicina Chinesa e é um microssistema do corpo que refletem o corpo inteiro do ser humano e seus orgãos.

Quando estimulamos estes pontos, podemos restabelecer o fluxo de energia do órgão, regulando o seu funcionamento.

Existem muitas terminações nervosas localizadas na sola dos pés. Estas

zonas de reflexo funcionam como fios-terra, ligando o órgão diretamente com a energia do solo, fazendo com que sejam descarregadas toxinas que bloqueiam a Energia Vital e impedem o livre fluxo da energia.

No local correspondente àquele órgão na sola do pé, forma-se uma área saliente, com a intenção de que se estimule naturalmente a região ao se pisar no chão. Para isso, a Natureza previu que o homem andasse descalço por terrenos de diversas naturezas e regularidades, estimulando assim, de forma natural, as zonas reflexas dos pés, e descarregando o excedente de energia do corpo. Porém, com a espantosa evolução do mundo moderno, o homem vem dando cada

vez menos importância aos seus pés, vestindo-os com sapatos fechados e de sola rígida, que evitam a estimulação das zonas reflexas e estagnam a energia perversa no corpo, dificultando a obtenção de um equilíbrio físico e até mesmo psíquico.

Nós recebemos a energia Yang (energia quente, que agita) que vem do Céu, pela nossa

cabeça e a energia Yin (energia fria, que nutre e acalma), que vem da terra, através da sola dos nossos pés. A partir do momento eu a energia Yang penetra o corpo, ela percorre todo o corpo, gerando atividade. O excedente dessa energia é descarregado no solo através dos Pés. Ao mesmo tempo, recebemos a energia Yin através da sola dos pés, que promove o equilíbrio das energias no corpo.


A massagem nos pés é extremamente relaxante, mas as zonas reflexas quando estão ativas provocam muita dor quando o local é estimulado. Sempre que uma região dolorida for descoberta, deve-se ser massageada delicadamente até que a dor diminua. Com o trabalho, a dor vai sendo substituída por uma forte sensação de prazer e bem-estar.






Fonte : Apostila Dr. Alex da Silva Santos


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page