A respiração é fundamental para nossa existência. Podemos viver sem água ou alimentos durante vários dias e ainda sobreviver, mas não podemos manter-nos vivos por mais do que alguns minutos sem respirar.
O ar é a principal fonte de energia, porém não temos praticamente consciência deste processo, fazemos automaticamente. Também não pensamos nos efeitos que a respiração tem sobre os outros sistemas do corpo.
Tanto o nosso estado de espírito como o estado do nosso sistema nervoso podem exercer influência profunda sobre a nossa respiração, e vice-versa. Quando estamos perturbados ou ansiosos, sentimos o peito apertar e a respiração se torna mais rápido e mais superficial e mais rápida. Como a respiração é superficial, o corpo não absorve oxigênio suficiente, e assim respiramos ainda mais rápido na tentativa de aspirar mais ar. O resultado extremos desse esforço é a hiperventilação, que tende a causar tontura ou desmaio e é frequentemente associada a causas de pânico.
Estados de ansiedade também afetam a nossa capacidade de fazer circular o Ki (energia) suavemente pelo corpo. Reduzindo o ritmo da respiração por meio de técnicas de meditação, podemos melhorar a circulação do Ki e aumentar a quantidade de energia.
![](https://static.wixstatic.com/media/cec8bd_0b34ae8752af4c268d5b64d369dbfcb5~mv2.jpg/v1/fill/w_750,h_752,al_c,q_85,enc_auto/cec8bd_0b34ae8752af4c268d5b64d369dbfcb5~mv2.jpg)
Comments