top of page

Uso terapêutico do limão

O limão velho conhecido é uma das principais fontes de vitamina C. No suco de dois limões são encontrados mais de 70 mg da vitamina, e a ingestão diária recomendada para homens e mulheres é de apenas 60 mg.


Na condição de principal agente antioxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desobstrui as artérias, removendo as placas gordurosas. O limão fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce, bloqueia os radicais livres, protege contra o câncer e doenças cardíacas. No limão há uma substância antioxidante chamada limoneno que combate os radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento precoce e a várias doenças.


O limão fortalece os capilares, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares, sendo agente essencial na formação do colágeno, proteína do tecido conjuntivo. Desta forma, ele previne equimoses, promove a cicatrização da pele e mantém fortes e sadios os tendões, que conectam o músculo ao osso, e os ligamentos, que conectam os ossos entre si, também favorece a produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas e auxilia o organismo a absorver o ferro dos alimentos.


Riquíssimo em ácido cítrico, o limão é antisséptico seguro e natural, que combate a fermentação gastrointestinal, destruindo micróbios.


Pesquisadores do Instituto de Trofoterapia de Barcelona, Espanha, coordenados pelo professor Nicolas Capo, descobriram que as frutas ácidas, principalmente o limão, são alcalinizantes do sangue e da urina.


O consumo elevado de ovos, chocolate, carnes vermelhas, carne suína, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, maionese, catchup, açúcar, e outras substâncias da dieta moderna, comprovadamente eleva a acidez sanguínea. Desta forma, o organismo fica vulnerável a diversas patologias, inclusive neoplasias, ou seja, cânceres.


Há um consenso médico segundo o qual as doenças se desenvolvem somente em ambiente ácido. A enfermidade não prospera em sangue alcalino.









2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page